X

Quem são os responsáveis pela limpeza da pizzaria?

Neste artigo eu vou dar algumas dicas sobre quem são os responsáveis pela limpeza da pizzaria, são dicas simples mas que podem ajudar muito na organização e limpeza da sua pizzaria.

É comum haver inclusive discussão entre os colegas de trabalho ao fazer a limpeza do local de trabalho. Para te dar um norte sobre qual a melhor forma de delegar tarefas relacionadas a limpeza e os responsáveis por elas, eu conversei com alguns donos de pizzarias sobre o tema.

Então recolhi todas as informações úteis sobre o tema, para criar este artigo com muitas informações que podem fazer a diferença na organização da sua equipe de trabalho na hora de realizar a limpeza da sua pizzaria.

Quais são os equipamentos que devemos usar ao fazer a limpeza da pizzaria?

Antes de saber quem são os responsáveis pela limpeza da pizzaria, você deve entender que existem equipamentos que os colaboradores ao iniciar a limpeza devem utilizar.

A finalidade destes equipamentos é para a segurança no trabalho e a prevenção de acidentes como escorregões ou alergia á algum produto de limpeza.

Os equipamentos que os colaboradores devem utilizar são:

  • Luvas plásticas
  • Máscaras para proteger boca e nariz
  • Óculos protetor
  • Botas de borracha

Para a limpeza os equipamentos são:

  • Vassouras
  • Rodos
  • Baldes
  • Placa indicando piso molhado
  • Matériais de limpeza

Quem são os responsáveis pela limpeza da pizzaria?

Algumas pizzarias pagam uma pessoa exclusivamente para fazer esse serviço de limpeza, neste caso a pessoa que faz a limpeza, trabalha em horário diferente do funcionamento da pizzaria.

Como tradicionalmente as pizzarias funcionam a noite, o responsável por fazer a limpeza do local, trabalha durante o dia, limpando os banheiros, cozinha e salão de atendimento, reservando um dia da semana para uma faxina geral.

Como delegar os responsáveis pela limpeza da pizzaria?

Outra dica que pode te ajudar é quando os garçons, pizzaiolos e ajundantes são os responsáveis pela limpeza da pizzaria.

Neste caso, o legal é separar a limpeza por setor e por dia da semana. Veja como fazer:

Na cozinha

  • Os freezers e geladeiras devem ser limpos pelo menos uma vez por semana.
  • O chão e as bancadas onde são montadas as pizzas devem ser lavadas todas os dias
  • A máquina que faz a massa e o fogão, deve ser limpo pelo menos uma vez por semana uma vez por semana.  A masseira Deve ser limpa todas vez que fizer a massa!
  • Os pratos que sujam durante o atendimento deve ser lavado pelo ajudante do pizzaiolo. Geralmente reserva-se as duas últimas horas de trabalho somente para a limpeza dos pratos e talheres.

No salão de atendimento e banheiros!

Para o salão e banheiros aconselho que você faça a divisão do serviço da seguinte forma:

  • O salão de atendimento e os banheiros são limpos pelos garçons.

Ao final da noite você pode dividir as tarefas de limpeza assim. Se você tiver dois garçons:

  • Um irá varrer o salão e lavar os banheiros
  • O outro passa o pano molhado no piso, limpa as prateleiras e lavar os copos
  • A dica é alternar as tarefas entre eles para que eles não fique achando que um está trabalhando mais que o outro.
  • Mesas e cadeiras plasticas devem ser limpas pelos dois no início da noite antes de abrir a pizzaria.
  • Uma vez por semana deve ser feita uma faxina geral, neste caso todos os colaboradores ajudam em todos os setores

Caso você se interesse em implantar uma produção mais limpa na sua pizzaria este pdf pode te ajudar é só clicar aqui e baixar, é gratuito e não vai gerar custo algum para você.

Outra dica importante!

Agora que você já sabe quem são os responsáveis pela limpeza da pizzaria, vou todas as dicas sobre limpeza e como delegar as funções de cada um.

Eu tenho um dica importante para você!    Como você já viu e entendeu todas as dicas sobre a limpeza da sua pizzaria, se você tiver interesse em aprimorar suas pizzas, eu recomendo que você faça o curso treinamento de pizzaiolo, ele é feito para pessoas que desejam aprimorar suas pizzas ou são apenas iniciantes.

Não importa o nível em que você está, o curso treinamento de pizzaiolo vai te ajudar a fazer deliciosas pizzas, dando mais qualidade nos sabores e no assado das pizzas.

Onde posso comprar materiais e equipamentos de limpeza?

Agora que voce ja saber quem são os responsáveis pela limpeza da sua pizzaria, eu fiz uma pesquisa na internet e encontrei alguns sites onde você pode comprar matérias e equipamentos de limpeza para sua pizzaria. Veja:

Esses são três ótimos sites onde você pode comprar matérias e equipamentos de limpeza para sua pizzaria.

Essas foram as dicas sobre como organizar a limpeza da sua empresa, caso este conteúdo enteresse á mais alguém que você conheça não deixe de compartilhar!

Forte abraço da equipe blog Pizzaria de sucesso!

Ver comentários (2)

  • O garçom não e responsável por limpar banheiro, nem pisos, pelo fato de lidar com alimentos!

    • Opa! O texto apenas sugere uma forma de dividir as tarefas. Agora se seu negócio tem a possibilidade de pagar alguem para ficar responsável por isso. Ótimo! Se não tem como pagar, infelizmente não tem outro jeito. A questão de fazer a limpeza geralmente é feito ou no final ou no início do expediente. Depois que fizer a limpeza, basta apenas fazer uma boa higiene pessoal e tá tudo certo.