Lenha para forno de pizzaria: Veja qual a melhor!

Procurando dicas sobre lenha para forno de pizzaria? Na maioria das vezes algumas pessoas utilizam qualquer tipo de madeira para assar as pizzas no forno o lenha.

Ocorre que isso pode ser prejudicial ao forno e as pizzas que assar nele! Pois veja bem quando se utiliza uma lenha inadequada, o forno poderá pegar mal cheiro que instantâneamente irão contaminar as pizzas.

Então eu digo a você quer saber qual a melhor lenha para forno de pizzaria, além de ajudar na conservação do seu forno, vai fazer com que você tenha uma lenha de qualidade que dê aroma agradável a todas as suas pizzas.

Veja também: Como ganhar dinheiro em casa

Lenha para forno de pizzaria

Qual lenha para forno de pizzaria é a melhor?

Algumas pessoas acham que qualquer madeira serve em qualquer forno, saiba que isso não é verdade! Cada forno, tem a lenha que se adequa melhor à ele.

Por exemplo: Grandes fornos exigem uma certa quantidade de lenha e muita brasa para manter a temperatura por mais tempo, fornos menores, exigem muita chama e poucas brasas.

Para cada forno existem madeiras diferentes que em alguns caso geram muita chama e pouca brasa, em outros casos, acontece o fogo e as brasas são mais consistentes, demorando a virar cinzas, conservando por mais tempo a temperatura do forno.

Resumindo o que falamos acima, a melhor lenha é aquela que proporciona o melhor desempenho do seu forno, a dica é fazer alguns testes e observar a que se adapta melhor ao seu forno.

Artigo recomendado: Onde comprar forno a lenha?

Lenha para forno de pizzaria

Qual são os tipos de lenha mais conhecidas?

Existem cinco tipos de lenha para forno de pizzaria, são as seguintes abaixo:

  • FAIA:  A faia produz uma excelente chama, que faz suas pizzas serem assadas com alta qualidade
  • OAK:  Está outra madeira também produz um boa chama, seu diferencial está na qualidade da brasa formada, porém assar pizzas com ela ainda em chamas pode ser um risco, pelo fato de ela estalar muito, sendo o cozimento das pizzas ideal quando estiver em brasas. Geralmente esse tipo de madeira é mais usada em laleiras.
  • IOLIVE:  Esta madeira formam mais brasas e mais chamas. O grande problema de utilizar essa madeira é o fato de ser  uma madeira difícil de encontrada.
  • CARPINO alternativa de baixo custo ao carvalho.
  • ASH, NOGUEIRA: Utilizado para fins mais nobres

Qual madeiras não utilizar para assar pizza?

As madeiras que você não pode utilizar são as Poplar e Castanha, o fato de elas serem madeiras mais usadas em laleiras tem uma razão, elas soltam pedaços de brasas, O que pode acabar nas pizzas, sendo prejudicial as suas pizzas.

Outra madeira que não deve ser utilizada é a Spruce Pine por conter muitos resíduos que são tóxicos e portanto prejudiciais ao forno, a sua saúde e as pizzas que forem assadas com ela.

Lembrando que você jamais deve usar lenha de restos de obras pois do ponto de vista do sabor, a pizza fica amarga e com um aroma desagradável, porque cada madeira libera uma quantidade de resina natural, sendo que o Eucalipto e o Carvalho estão entre as melhores madeiras para queima controlada para fins culinários enquanto algumas madeiras podem até gerar contaminação por produtos químicos do tratamento da madeira, como vernizes e outros, além de outras substâncias ruins para a saúde.

No site fórum de pizzas, há um tópico super interessante sobre essa questão de restos de madeira, não deixe de conferir!

Você pode gostar de ler: Como fazer esfirra aberta tipo habib’s

Lenha para forno de pizzaria

Afinal qual a melhor lenha para forno de pizzaria?

A melhor lenha para forno de pizzaria deve ser uma madeira esteja bem seca e curada, nada de madeira verde, quando você compra e com um teor de humidade não superior a 15% ou realmente verdes. Essa madeira húmida irá produzir muita fumaça e consequentimente não terá chamas de boa qualidade para assar as pizzas.

Dica de ouro!

Não adianta de nada saber qual a melhor lenha para forno de pizzaria se você não sabe fazer uma boa pizza!

Então para ter uma pizza de qualidade, eu recomendo que você estude bastante para entender sobre massas, porcionamento, estoque, preço de custo da pizza e como funciona uma pizzaria no dia a dia.

Para isso, eu recomendo o treinamento de pizzaiolo, este é um curso online que pode te ajudar a estudar e aprender a fazer deliciosas pizza onde e quando quiser. Basta CLICAR AQUI para saber mais sobre o curso.

Se você for do estado de São Paulo eu tenho um artigo que fala de locais sobre curso presencial é só clicar e ler.

Essas foram dicas sobre diferentes tipos de lenha para forno de pizzaria. Se este conteúdo enteresse á mais alguém que você conheça, não deixe de compartilhar.

Forte abraço da equipe blog pizzaria de sucesso!