Porque comer uma pizza saudável, é importante?

Porque comer uma pizza saudável, é importante?  O Brasil é conhecido como o segundo pais que consome mais pizza no mundo, mas a nossa qualidade deixa muito a desejar, tenho que concordar que o pizzaiolo Brasileiro tem uma criatividade incrível e inventa umas delicias redondas super diferentes.

A ultima pizza que eu vi, era bem inusitada, foi na Vila Romana Gourmet aqui da minha cidade, que levava rapadura com queijo coalho, infelizmente não tive a oportunidade de experimentar, mas confesso que fiquei com água na boca.

Mas o grande problema da falta de qualidade além do exagero e as vezes baixa qualidade dos recheios, é o modo em como os pizzaiolos fazem a massa, geralmente eles usam receitas que lhe foram ensinadas, ou receitas centenárias da tradição de algumas pizzarias, que não deixam de ter o seu charme, mas são ultrapassadas, sem critérios.

Você pode gostar de ler: Como fazer massa de pizza integral 

Porque comer uma pizza saudável, é importante?

Quer saber porque comer uma pizza saudável, é importante? Pois eu tenho algunalguns pontos que você deve saber!

Antigamente faltava informação e acesso a produtos diferentes, hoje em dia temos acesso a tudo, lojas imensas que te abrem diversas possibilidades de teste, basta pesquisar na internet que você acha um monte de informações sobre os efeitos da matéria prima sobre a massa, pra que serve o sal em uma massa, colocar ou não gordura, açúcar, mel ou malte ??? as possibilidades são infinitas…

Mas o principal que temos que ter em mente é a qualidade da farinha e o método correto de fermentação, hoje com a correria do dia a dia fazemos tudo com pressa e sem prestar muito a atenção, sem comprometimento, por que já estamos preocupados com outra coisa, e é ai que mora o problema.

Não podemos esquecer que o fermento é vivo e que se usado de forma inadequada pode fazer muito mal ao nosso organismo, quando nós pizzaiolos estamos com pressa fazemos uma massa colocando quantidades amedrontadoras de fermento, para que a pizza cresça logo, mas nos esquecemos exatamente deste detalhe, o de que o fermento é vivo e em grandes quantidades levará muito tempo para morrer, então o que acontecerá?

Porque comer uma pizza saudável
Porque comer uma pizza saudável

Porque comer pizza saudável, é importante para seu cliente!

Agora eu quero que você entenda porque comer uma pizza saudável, é importante! Veja alguns fatos e dicas á seguir.

O seu cliente ou amigo comerá a pizza e levará o fermento vivo de brinde para casa, que ficará com ele por pelo menos mais um dia em seu estomago, tipo a coisa, kkkk! vocês lembram do filme A COISA, aquele yogurte que tinha vida e fazia um mal danado aos consumidores, pois é com o fermento é a mesma coisa.

Então o primeiro passo a adotar para fazer uma pizza mais saudável é fazer uma massa a longa fermentação, no minimo 6 horas, com uma quantidade muito moderada de fermento, para isso você precisará de uma farinha de qualidade para que ela resista ao tempo.

Outro passo é escolher os ingredientes a dedo, eu quero que você entenda, “a sofisticação está na simplicidade” ( Frase mágica ). Entendeu porque comer uma pizza saudável, é importante?

Porque comer uma pizza saudável

Artigo recomendado: Quantas calórias tem uma pizza?

O que é preciso para se fazer uma boa massa?


Para se fazer uma boa massa, basta uma boa farinha, água, sal, azeite e fermento, não é necessário 12 ingredientes diferentes e secretos, o seu segredo tem que ser o seu método de fermentação, que dá uma grande diferença, mudando os tempos e os métodos, sempre com os mesmos ingredientes.

O próximo passo é escolher ingredientes de qualidade para rechear a pizza, pois se você usar ingredientes ruins, vai vender uma vez só, pois o cliente vai perceber.

Os tempos mudam, e hoje o consumidor está muito preocupado com a qualidade de vida, e com certeza focado em uma alimentação saudável.

Por falar nisso a pizza é considerado um dos pratos mais completos, segundo especialistas da dieta mediterrânea, a dieta mais famosa e eficaz no mundo, pois é, a pizza tem a base do carboidrato, essencial para uma vida saudável e cheia de energia, as proteinas da mozzarella, os benefícios do tomate e a gordura boa do azeite extra virgem, então isso quer dizer que não temos que ter medo de comer pizza, pois é saudável , temos que ter medo da falta de critério dos profissionais e das pizzarias.

Por isso proponho aos consumidores que a partir de hoje façam algumas perguntas ao garçon antes de pedir a pizza, inclusive na Europa é Lei a o estabelecimento deixar uma plaquinha com os ingredientes usados na preparação da massa – Pois eu, consumidor tenho o direito de saber se não sou alérgico ou intolerante a algum ingrediente.

 

As perguntas básicas para se ter certeza se realmente é uma pizza de qualidade são:

Quais os ingredientes usados? exemplo, quais os tipos de gordura? Qual a quantidade de fermento? Qual o tempo de fermentação ?

Pois com a longa fermentação usamos um minimo de fermento e quando o consumidor comer a pizza o fermento já terá completado o seu processo e morrerá antes de chegar ao estomago das pessoas, e com o processo completo, só traz benefícios, como os lactobacilos vivos criados pela correta fermentação, a melhor digestão, pois fermentado corretamente o resíduo de massa restante é menor do que o inicial, por isso fica mais leve.

Veja também: 10 maneiras de ganhar dinheiro com pizza

Porque comer uma pizza saudável

Qual a qualidade dos ingredientes usados para a montagem da pizza?

Não basta saber porque comer uma pizza saudável, é preciso conhecer os ingredientes que vai comer! Preste bastante atenção quanto a isso ao saborear sua pizza.

Uma outra dica é que caso você não conheça o ingrediente descrito no cardápio, peça para experimentar antes de comer na pizza!

E por fim perguntar se o pizzaiolo ama aquilo que faz, se para ele cada pizza é uma obra de arte, se assim for fique tranquilo e deguste a sua pizza com saúde e prazer.