Como abrir massa de pizza: veja como fazer!

Procurando saber como abrir massa de pizza? Então veja as dicas que preparamos para você!

No artigo como fazer massa de pizza eu explico como é feito todo o processo de confecção da massa de pizza, agora vamos aprender como abrir massa de pizza.

Não é de hoje que a pizza faz parte da nosso vida, tradicionalmente conhecida em todo o país. A pizza iniciou sua história na cozinha Italiana e se popularizou rapidamente aqui no Brasil.

Os discos de massa pré-assadas com molho,queijo,tomate e orégano são  conhecidas como as primeiras pizzas que já existiram e com o passar dos anos foram ganhando novas formas e sabores em cada região do país.

Montar um negócio de pizza é algo muito lucrativo para quem tem habilidade com a arte de fazer pizza. Ao montar uma pizzaria é essencial que invista em bons produtos e ter qualidade no atendimento, isso vai fazer com que você tenha uma pizzaria de sucesso.

Para que você possa trabalhar vendendo pizza,é precisa que entenda cada etapa do processo de fazer pizza,desde a massa,os recheios,os molhos e como lhe dar com os clientes. A dica de hoje será:

Três formas de como abrir massa de pizza! Entender como é feito o manejo da abertura da massa é muito importante para a qualidade da pizza que for produzir para vender.

Como abrir massa de pizza com um rolo

Maneiras de abrir massas de pizza com rolo

Antes de saber como abrir massa de pizza com rolo é necessário observar o local onde vai trabalhar. O melhor local para abrir a massa é encima de mesas de mármore ou bancadas com superfícies lisas.

Dê atenção a higiene pessoal e do local onde for abrir a massa de pizza. Você deve estar com as mãos devidamente limpas, usar tocas descartáveis para não cair cabelo na massa.

Feito isso, vamos ao processo de abertura da massa que deve ser feito da seguinte maneira:

  • Espalhe um pouco de trigo na superfície onde for abrir a massa,isso é feito para que a massa não grude na mesa no momento em que for abrir com o rolo
  • Pegue a massa e coloque trigo sobre ela para não grudar nas mãos
  • Em seguida boleie a massa afim de abri-la e precione contra a mesa para que a massa se achate
  • Pegue o rolo e comece a passar por cima da massa em movimentos de indo e vindo para todas as direções
  • Vá colocando trigo de acordo sua necessidade até formar o disco no diâmetro que você deseja
  • É importante prestar atenção na força sobre a massa,faça todo o processo com delicadeza para que a massa não fure ou fique fina demais

Essa é a forma  que  você deve fazer para que a massa seja aberta com um rolo, você também deve ter atenção na expessura da massa pois é fundamental para a colocação do recheio e facilitar na hora de movimentar a pizza no forno.

Veja como abrir massa de pizza com as mãos

Como abrir massa de pizza

Agora eu vou te mostrar como abrir massa de pizza com as mãos, que eu acredito ser a técnica mais difícil justamente por ser feita sem o auxílio de um rolo.

Esse é uma técnica antiga que resiste até hoje nas pizzarias mais tradicionais do país. Alguns donos de pizzarias chegam a afirmar que o fato de abrir a massa com as mãos influência na qualidade e na macies da massa.

Para que você domine essa técnica é necessário ter um pouco mais de prática, geralmente são mais usadas por pizzaiolos que estão exercendo a profissão já por alguns anos.

Mas enfim vamos as etapas do processo de como abrir massa de pizza com as mãos,veja como fazer:

  • Para começar o processo de abrir massa de pizza com as mãos jogue farinha de trigo na mesa que deve estar limpa e seca.
  • Em seguida passe farinha de trigo nas mãos para que a massa não grude
  • Agora envolva a massa com farinha de trigo
  • Segurando a massa no ar, aperte com delicadeza de dentro para fora
  • Agora coloque a massa sobre a mesa com a mão aberta precione para baixo e a com a outra mão vá esticando a massa,mas faça isso com cuidado para que a massa não rasgue
  • Depois que cumprir essa etapa estique a massa com as duas mãos para todos os lados até que ela fique redonda e no diâmetro desejado
  • Finalize a abertura da massa retirando os ecessos de trigo dando tapinhas na massa e pronto

Depois de finalizada todas as etapas, deixe a massa descansar por alguns minutos para ficar na espessura desejada.

Como abrir massa de pizza com borda recheada

Pizzaria de sucesso

Até aqui vimos como abrir massa de pizza como o rolo e com as mãos. Deixei por último mais não menos importante a parte de abrir massas de pizza com borda recheada, justamente por serem as mais gostosas de se deliciar.

Antes de iniciar essa etapa é necessário que você defina que recheios vai usar nas bordas, que podem ser recheadas com catupiry,cheder ou com os próprios ingredientes que são usados para os sabores da pizza.

Algumas pizzarias trabalham exclusivamente com pizzas de borda recheada e se diferenciam no mercado por oferecer esse tipo de produto para os clientes de forma gratuita sem agregar valor no preço final da pizza.

Por se tratar de pizzas com borda recheada você deve ter bastante atenção durante o processo de abertura da massa e ter cuidado para que ela não fique fina dimais. Veja como fazer:

  • Espalhe o trigo pela mesa que deve estar seca e limpa
  • Em seguida envolva a massa com o trigo
  • Sove a massa na mesa até que ela abra um pouco
  • Agora com a ajuda do rolo abra a massa até alcançar o diâmetro que voce quer
  • Coloque o recheio por cima da massa e deixe uma diferença de dois dedos do recheio para a ponta da massa
  • Depois de colocar o recheio, pegue a ponta da massa,levante e puxe para dentro,afim de cobrir o recheio e fechar a borda
  • É importante que faça isso com cuidado para não furar a massa e verifique se a borda está devidamente preza para que no momento em que for assar a pizza a borda não abrir
  • Finalize dando o acabamento arredondado da pizza,recheie e coloque para assar no forno por 20 minutos e pronto
  • Agora é dividir a pizza e degustar para ver como ficou e claro,matar a fome também!

Essas foram as três formas de como abrir massa de pizza de uma maneira prática e rápida. Agora mesmo se depois de todas as nossas dicas você ainda está com dificuldade em abrir a massa de pizza eu recomendo que faça o curso treinamento de pizzaiolo . Com o curso você vai aprender tudo que precisa saber sobre o mundo das pizzas.

São vídeo aulas online ensinando passo a passo tudo que você precisa saber sobre o maravilhoso mundo das pizzas. Não perca tempo e aproveite esse oportunidade de fazer um curso de qualidade com um investimento mínimo. Você pode conhecer um pouco mais sobre o curso clicando aqui!

Em nosso blog sempre temos dicas e novidades para você que quer ter uma pizzaria de sucesso, se este artigo é útil para alguém que você conhece, não deixe de compartilhar! Por fim o que eu posso te desejar é bons estudos com o curso de pizzaiolo e até a próxima.

Forte abraço!