Qual o peso ideal para cada massa de pizza: Confira nossas dicas!

Neste artigo eu vou te mostrar qual o peso ideal para cada massa de pizza, esta é uma dúvida frequente dos leitores aqui do blog e hoje eu resolvi escrever este texto para enfim poder exclarecer e ajudar a todos que estão com essa duvida.

Saber como fazer a massa de pizza é essencial para o sucesso de qualquer pizzaria, muitos donos de pizzarias guardam suas receitas, principalmente sobre a massa, “à sete chaves” e também não ensinam a ninguém os principais macetes para desenvolver uma boa massa.

Pensando nisso eu resolvi disponibilizar uma ótima receita de massa de pizza, super profissional, vou te mostrar desde os principais ingredientes, como bolear a massa e a maneira mais correta de guardar a massa.

Por isso eu recomendo que você preste bastante atenção na nossa receita e confira todas as nossas dicas para que você aprenda a receita, o peso de cada massa e a melhor forma de armazenar suas massas.

Receita de massa de pizza!

Antes de saber qual o peso ideal para cada massa de pizza, eu vou te mostrar uma receita super utilizada nas melhores pizzarias e eu posso te garantir, faz o maior sucesso!

Confira todos os ingredientes para fazer a massa de pizza. Veja:

Ingredientes:

  • 12 quilos de farinha de trigo sem fermento
  • 15 gemas de ovos
  • 600 gramas de açúcar
  • 250 gramas de sal
  • 500 ml de óleo de cozinha
  • 75 gramas de fermento biológico fresco
  • 6 litros de leite
  • 1 copo americano com água

Modo de preparo:

  • Coloque na masseira de pizza 8 quilos de trigo, o sal e o açúcar.
  • No copo de liquidificador, bata as gemas de ovos, o oleo, a água e o fermento biológico fresco.
  • Ligue a masseira, coloque todo o líquido batido na masseira
  • Em seguida, adicione os 6 litros de leite, vai se formar um massa bem mole
  • Assim que a massa ficar bem mole, vá colocado o restante do trigo até completar os 12 quilos
  • Deixe bater por cerca de 20 minutos ou até a massa ficar homogênea, macia e lisa
  • Desligue a masseira, polvilhe a mesa ou bacandas onde vai bolear a massa
  • Coloque a massa sobre a bacanda e inicie o processo de fazer as bolinhas.

Essa receita rende em média 60 unidades de bolinhas de massa, sendo 35 massas para pizzas de 35 e 40 centímetros, 15 massas para pizzas de 30 centímetros e 10 massas para pizzas de 25 centímetros de diâmetro.

Artigo recomendado: Como calcular a quantidade de pizzas para qualquer número de pessoas 

Qual o peso ideal para cada massa

Qual o peso ideal para cada massa de pizza?


Agora que você já sabe a receita e todas as medidas da massa, eu vou te mostrar qual o peso ideal para cada massa de pizza e como você deve fazer as bolinhas da massa de pizza.

Se você for fazer pizzas com a massa bem fininha e sem borda recheada, minha dica é a seguinte. Multiplique o diâmetro da pizza por 5 gramas, sendo assim ficaria:

  • Pizzas com 25 centímetros de diâmetro teriam o peso de 125 gramas
  • Pizzas com 30 centímetros de diâmetro teriam o peso de 150 gramas
  • Pizzas com 35 centímetros de diâmetro teriam o peso de 175 gramas
  • Pizzas com 40 centímetros de diâmetro teriam o peso de 200 gramas

Essas dicas citadas acima são apenas para pizzas sem a borda recheada!

Agora se você for fazer suas pizzas com borda recheada, a regra que se aplica é a seguinte. Multiplique o diâmetro da pizza por 10 gramas!

  • Pizzas com 25 centímetros de diâmetro teriam o peso de 250 gramas
  • Pizzas com 30 centímetros de diâmetro teriam o peso de 300 gramas
  • Pizzas com 35 centímetros de diâmetro teriam o peso de 350 gramas
  • Pizzas com 40 centímetros de diâmetro teriam o peso de 400 gramas

Essa é a maneira mais correta de pesar suas massas de pizzas, com esse peso você conseguirá dar um padrão super profissional a todas as suas pizzas.

Leia também: Como calcular o preço de custo da pizza 

Qual o peso ideal para cada massa de pizza

Como bolear a massa da pizza!

Agora que você já tem a receita ideal para fazer suas pizzas e também já sebe qual o peso ideal para cada massa de pizza. A partir de agora eu vou te mostrar como bolear a massa, como fazer as bolinhas de pizza.

Ao terminar de bater a massa de pizza, você vai povilhar a bacandas e em seguida retirar da masseira toda a massa. Para fazer as bolinhas da massa de pizza, você cortar a massa em tirar, geralmente são 6 tiras.

Depois de fazer as tiras, vá cortando a massa no sentido de fraciona-las, pesando cada bolinho com seus respectivos tamanhos.

Depois que você pesar todas as bolinhas e chegado a hora de fazer as bolinhas! Com uma das mãos, segure a massa, com a outra mão pressione a massa afim de se formar as bolinhas, com movimentos de fora para dentro, até que se forem cada bolinha.

Qual o peso ideal para cada massa de pizza

Como guardar as bolinhas da massa de pizza?

Viu qual o peso ideal para cada massa de pizza? Aprendeu como fazer suas bolinhas da massa de pizza? Agora você vai ver como guardar as bolinhas!

Vale lembrar que essa receita da massa de pizza serve tanto para forno a lenha quanto para o forno a gás e também devo dizer que se seguido todo nosso passo a passo, as massas podem ficar guardadas no freezzer por até uma semana sem perder a qualidade.

Para guardar as massas você deve ter caixas plásticas ou caixas de polietileno próprias para guardar massas de pizza.

Supondo que você ja esta com todas as caixas para guardar as massas, você deve passar um pouco de óleo sobre a base da caixa, acomode 16 massas em cada caixa para que elas possam refrigerar mais rápido.

Serão acomodadas em cada caixa:

  • 4 massas de 400 gramas
  • 4 massas de 350 gramas
  • 4 massas de 300 gramas
  • 4 massas de 250 gramas

Essa regra vale respectivamente para as massas que serão utilizadas em pizzas sem borda recheada. Depois que todas as massas estiverem nas caixas você deve molha mão com óleo de cozinha e passar por todas as bolinhas.

Isso fará com que a massa não fique ressecada após o congelamento, depois que fizer todo esse processo guarde as caixas no freezer. É importante respeitar uma maturação de no mínimo 40 minutos para que a massa seja utilizada.

Caso for utilizar a massa quando ela estiver congelada, retire uma caixa com massa do freezer 1 hora antes, pegue um pano limpo e úmido de cozinha e coloque sobre as massas, depois que ela se descongelar, estará pronta para ser usada.

Dica de ouro para você!


Neste artigo com certeza você aprendeu como fazer sua massa, viu o qual o peso ideal para cada massa de pizza, aprendeu a bolear e como guardar suas massas.

Agora eu tenho uma dica de ouro pra você! Que tal aprender muito, muito, muito mais receitas, técnicas e macetes do dia a dia de um pizzaiolo?

Como conhecimento nunca é dimais, eu resolvi fazer uma pesquisa para encontrar algo que realmente pudesse fazer a diferença e te ajudar a ser um pizzaiolo profissional.

Foi então que encontrei o curso treinamento de pizzaiolo, atualmente esse é o curso top 1 dos cursos online para pizzaiolos em todo o Brasil. Por isso eu recomendo fortemente que você faça o CURSO TREINAMENTO DE PIZZAIOLO, além de ajudar a se tornar um verdadeiro profissional no ramo das Pizzas, você receberá um certificado gratuito de conclusão de curso válido todo o território nacional.

Por conta disso eu acredito que você deve fazer o curso treinamento de pizzaiolo e digo mais, se você resolver ganhar dinheiro vendendo suas próprias pizzas, com certeza esse é o curso certo!

Comece já!

Vai ficar aí parado? Uma boa decisão pode mudar a sua vida! Por isso eu recomendo o curso treinamento de pizzaiolo, para que você consiga mudar de vida.

A partir de agora é com você e tudo que eu posso te desejar é sorte e sucesso com suas pizzas. Espero de coração ter te ajudado com minhas dicas sobre qual o peso ideal para cada massa de pizza e com o curso que eu lhe indiquei.

Forte abraço!