Higiene e manipulação de alimentos: veja como conservar os alimentos!

A higiene e manipulação de alimentos deve ser feita de forma correta, deve ser uma prática diária em qualquer pizzaria de sucesso. Hoje vamos aprender como manipular os alimentos que você vai utilizar para confeccionar as pizzas.

Estar atento a higiene pessoal e dos alimentos antes de começar a prepara-los é algo muito importante. Fazendo a manipulação e conservação correta dos alimentos, eles não vão correr o risco de serem contaminados e ingeridos pelas pessoas.

A pessoa que trabalha manipulando alimentos sem os devidos cuidados, corre o risco até mesmo de ser preso,pois se caso alguém ingerir um determinado alimento feito por ele e a pessoa passar mal e vier á óbito, ele pode responder criminalmente por isso.

Então estar atento às boas práticas de higiene e saber conservar os alimentos deve ser mais que uma obrigação,deve se transformar em um hábito diário.

Higiene e manipulação de alimentos: Como manipular os alimentos de forma correta?

Higiene pessoal

Quem trabalha com a higiene manipulação de alimentos deve saber que existe algumas regras básicas de higiene que ele deve seguir.

O profissional que trabalha manipulando alimentos na sua pizzaria tem que estar devidamente uniformizado, com a barba feita e as unhas das mãos aparadas.

As vezes por causa de alguns descuidos, sem querer acabamos por contaminar os alimentos. Veja como preceder para que isso não ocorra:

  • As áreas de higiene e manipulação de alimentos não devem misturar as tarefas, principalmente no preparo das carnes e peixes como o bacalhau,muito comum nas pizzarias
  • Todos os equipamentos, devem estar de acordo com alimentos que for manipular, isso vale para a bancada e para os utensílios
  • Se o local for climatizado deve manter uma temperatura entre 15° e 18° graus. As bancadas e cubas devem ser bem lisinhas e todos os equipamentos devem ser fáceis de limpar

Todos os funcionários devem se adequar às regras das boas práticas de higiene, que são:

  • Higiene pessoal, principalmente das mãos.
  • Utilização de equipamentos adequados para manipulação de alimentos.
  • Limpeza e sanificação de utensílios e equipamentos.
  • Controle regular dos espaços internos e externos para prevenção contra pragas como baratas, moscas, ratos e outros.
  • Garantia de qualidade da água para preparo de alimentos.
  • Não cruzamentos de fluxo entre as áreas sujas (recebimento de mercadorias e pré-preparo) e limpas.

Algo muito importante também é cada funcionários utilizar um avental por cima da farda de trabalho isso ajuda a manter seu uniforme limpo.

A partir do momento em que todos seguem essas regras, as chances de contaminação se reduzem consideravelmente. Então se você é proprietário de uma pizzaria e tem funcionários que fazem o serviço de manipulação e conservação dos alimentos, atente-se a isso!

Como deve ser a área onde os manipuladores fazem sua higiene pessoal?

Higiene e Manipulação de alimentos

Você que trabalha com higiene e manipulação de alimentos deve também ficar atento à área onde você faz sua higiene pessoal. O uso de alguns produtos pode resultar na contaminação das mãos, logo os alimentos também serão contaminados.

Para que as coisas não fujam do controle e você trabalhe da forma correta é preciso que você  tenha atenção quanto ao ambiente e localização dos lavatórios, veja:

  • É preciso que haja lavatórios no local para exclusivamente para higienizar as mãos
  • Deve haver pelo menos uma pia separada do local da manipulação e do fluxo de pessoas para uso dos manipuladores
  • Não usar sabão ante-séptica afim de evitar contaminação química

Quanto aos produtos de limpeza deve-se observar:

  • Todos os produtos de limpeza devem conter informações sobre o conteúdo líquido
  • As pias, bacandas e utensílios devem estar devidamente higienizados após o uso
  • Não use exponjas de aço para lavar as panelas,as esponjas de aço soltam fios que podem facilmente grudar nas panelas

Esses são cuidados básicos que devemos tomar ao manipular alimentos e no momento da higienização do local.

Que cuidados devemos tomar na hora de selecionar os alimentos na hora da compra?

Micro organismo

Todas os alimentos são fontes de proteína,vitaminas e sais minerais por isso devem ser cuidadosamente selecionados.

Se o processo de seleção dos alimentos for mal feito,podem se tornar um pesadelo quando ingeridos, por conta disso cuidado! Principalmente quando comprar alimento em feiras livres ou em centros de abastecimento.

Esses alimentos ficam expostos ao sol e ao ar livre por longas horas provocando o deterioramento dos alimentos.

Lembre-se que nesses locais as mesmas pessoas que manipulam os alimentos são as mesmas que recebem dinheiro e o dinheiro por si só já é uma grande forma de contaminação.

Por exemplo: No artigo como fazer molho de tomate, eu explico todo passo a passo para fazer o molho e para fazer esse molho é preciso comprar o tomate.

Então esse tomate ao chegar para os manipuladores deve ser tratado, deve ser aplicado a higiene e manipulação correta para que o alimento no se contamine, fazendo mal á quem ingerir esse alimento.

Higiene e manipulação de alimentos: Dica importante!

Lavando as mãos

Por conta de tudo que vimos acima e eu acredito que os principais pontos sobre higiene, manipulação e conservação de alimentos devem ser aprendidos nos mínimos detalhes, mas todo cuidado é pouco! Então eu tenho segurança em te convidar á conhecer o curso conservação e manipulação de alimentos.

Nele você vai aprender em aulas online todo passo a passo de como manipular alimentos e os melhores métodos para conservação dos alimentos. O curso vai abordar vários pontos voltado às boas práticas na cozinha.

Não perca tempo e aproveite esse oportunidade de se profissionalizar e se tornar referência no quesito conservação e manipulação de alimentos na empresa em que você trabalha.