Como fazer um plano de negócios para sua pizzaria: Tudo que você precisa saber!

Hoje eu vou te mostrar como fazer um plano de negócios para sua pizzaria com tudo que você precisa saber para desenvolver seu plano de negócios sem erros e poder segui-lo passo a passo.

Se você deseja ter sucesso com sua pizzaria, ter um plano de negócios é fundamental, aliás em qualquer negócio é super importante ter um plano de negócio.

Então fiz esse artigo para você que não sabe como fazer um plano de negócios e te ajudar nessa etapa do seu negócio para que você de fato aprenda tudo que você precisa saber sobre o tema.

Artigo recomendado: 6 idéias criativas para diferenciar sua pizzaria!

Qual a importância de ter um plano de negócio?

Se você esta se fazendo essa pergunta, eu vou elustrar algumas idéias que vão ajudar você a ver e saber como fazer uma plano de negócios para sua pizzaria. Veja a importância de ter um plano de negócio para pizzaria:

  1. Testar a viabilidade da idéia de ter uma pizzaria
  2. Voce vai ter uma idéia de como captar dinheiro para a sua pizzaria
  3. Informar com precisão sobre os produtos que a empresa vai trabalhar
  4. Uma empresa bem montada passa mais credibilidade aos clientes
  5. Conferir orientação estratégica que vai seguir
  6. Organizar informações sobre o negócio e suas estratégias;

Fazer um plano de negócios, vai eliminar futuros erros, por exemplo:

O fato de saber trabalhar com pizzaria!

Muitas vezes o que acontece, é que você entende do assunto e por entender do negócio não elaborar as metas e tão pouco as estratégias para chegar ao objetivo “Que no caso é montar uma pizzaria” e acabam por falta de planejamento desperdiçando dinheiro com compras desnecessárias para o momento.

É exatamente essa a importância de fazer um plano de negócios, evitar gastos desnecessários e desperdício de recursos que podem ser aplicados em outros setores da sua pizzaria.

Por isso é super importante elaborar um plano de negócios super bem elaborado e com metas definidas, evitando margens de erros que possam falir seu negócio antes mesmo de começar.

Veja também: 10 hábitos que os donos de pizzarias de sucesso possuem!

Veja o que colocar no seu plano de negócios!

Como fazer um plano de negócios para sua pizzaria

Agora que você já sabe da importância de ter um plano negócio eu vou te mostrar passo a passo como fazer um plano de negócios para sua pizzaria.

A estrutura de um plano de negócios  é dividida em 4 partes, que são:

  1. Sumário executivo
  2. Análise de mercado
  3. Plano operacional
  4. Plano financeiro

Então vamos lá!

Agora vamos aprender passo a passo cada parte desse planejamento:

1-Sumário executivo;

O sumário executivo é super importante, pois é como se fosse um resumão do seu plano de negócios. Nele deve conter pequenos trechos descrevendo cada item do plano de negócio.

Aqui também você deve colocar partes importantes como dados da empresa, recursos que vai utilizar, capital social e a fonte jurídica que vai usar.

Para que o sumário fique mais organizado, você deve dividi-lo em quatro itens:

  • Informações sobre a empresa
  • Análise das variáveis de mercado
  • Estratégia de comercialização e marketing
  • Projeções financeiras

2-Análise de mercado;

Aqui você vai fazer um estudo sobre a viabilidade da idéia de ter uma pizzaria, analisar a concorrência, estudar o perfil dos seus potenciais clientes e ver quais serão seus fornecedores.

Detalhe todos esses pontos citados acima de forma bem clara e objetiva, nao deixe o intusiasmo de ter um negócio atrapalhar a analise fria de cada item que falamos.

3-Plano operacional;

Essa é a etapa mais importante do plano de negócio, muitas pessoas não dão a devida importância a esse tema e acabam por fazer errado.

Por isso fique atento ao seu plano operacional, pois é nele que você vai colocar suas estratégias de marketing, valor do produtos que vai comercializar, forma que seu produto vai chegar até seus clientes, localização e projeções de lucro.

Faça tudo detalhadamente passo a passo que com certeza seu negócio será um sucesso.

4-Plano financeiro;

Tome cuidado com essa parte, pois é aqui que você vai traçar a forma como vai captar recursos e os onde serão feitos todos os gastos.

Aqui você fará projeções de lucro, custos fixos e variáveis, pro labore, tempo de retorno do capital investido e tudo que julgar necessário no quesito financeiro em relação a gastos com a sua pizzaria.

Como fazer um plano de negócios para sua pizzaria: Dica importante!

Como montar um plano de negócios passo a passo!

Eu espero que você tenha entendido como fazer um plano de negócios para sua pizzaria passo a passo, mas eu tenho mais dicas que você vai adorar saber!

Minha primeira dica, é se você tem em mente montar uma pizzaria, a primeira coisa a se fazer é estudar muito sobre o negócio.

Ver se é algo que você faz com paixão, pois não adianta em nada fazer algo que você não gosta. Por exemplo, eu tenho esse blog e procuro passar o máximo de informações para tirar suas dúvidas, faço isso por ser algo que eu gosto.

E com a pizzaria é a mesma coisa, são duas coisas que faço porque gosto e tenho paixão. Então fica mais fácil de trabalhar e ter sucesso.

Agora eu tenho outra dica importante!

Se depois de tudo que falamos sobre como fazer um plano de negócios, você ainda estiver com dúvidas. Eu recomendo que você faça o curso como elaborar um plano de negócios passo a passo. Veja as vantagens de fazer o curso:

  •  Comece agora mesmo a fazer o curso.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato do curso) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*

* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.

O curso se divide em:

  • Titulo
  • Introdução
  • Partes do plano de negócios
  • Análise estratégica do negócio
  • Descrição da empresa
  • Produtos ou serviços
  • Análise de mercado
  • Plano de marketing
  • Plano financeiro
  • Anexos
  • Manter o plano de negócios atualizado

Motivos para fazer o curso:

  • A maior motivação de hoje em dia para a elaboração do plano de negócios continua a ser a obtenção de financiamento para a empresa.
  • Qualquer empreendedor que se queira lançar num negócio deve logo construir o documento. Isto irá ajuda-lo, em primeiro lugar, a clarificar e materializar a ideia que tinha da mente de início.
  • No final do plano de negócios, o empreendedor fica mais alertado contra os possíveis riscos e ameaças no novo negócio, podendo levar mesmo à conclusão de que a empresa não será sustentável (o que é preferível à falência rápida da empresa).
  • O negócio poderá arrancar com muito mais confiança, e com visão, metas e objetivos muito melhor definidos.
  • O plano de negócios nunca deve ser um documento apenas para ajudar no início da empresa. Deve ser atualizado regularmente de modo a reajustar estratégias para o futuro, e definir novas formas de crescimento e criação de valor.
  • Um bom plano de negócios contribui para a imagem da empresa, junto dos clientes, fornecedores, empregados e comunidade.

Leia também: Vender pizza por 10 reais vale a pena!

Como fazer um plano de negócios para sua pizzaria: Comece já!

E ai gostou de saber como fazer um plano de negócios?

Se a resposta for sim!

Não perca tempo e comece hoje mesmo seu negócio, estude e faça o curso como elaborar um plano de negócios. Você pode conhecer um pouco mais sobre o curso clicando aqui!

Eu espero ter tirado todas as suas dúvidas sobre como fazer um plano de negócios para sua pizzaria.

A partir de agora é com você e tudo que eu posso te desejar é sorte e sucesso com sua pizzaria.

Ate mais!