Como limpar uma pedra refratária do forno de assar pizza: Passo a passo!

Hoje eu vou te mostrar como limpar uma pedra refratária do forno de assar pizza passo a passo. São dicas simples mas que podem te ajudar muito quando for realizar o processo de limpeza das pedras do seu forno.

Seja forno à gás ou forno à lenha, é sempre necessário fazer a limpeza das pedras e do forno, para que suas pedras refratárias tenham uma maior durabilidade.

A partir de agora eu vou te mostrar 3 formas para limpar as pedras do seu forno. Preste bastante atenção e confira passo a passo como é feito todo o processo.

Leia também: Forno a gás para pizzaria! 

Como limpar uma pedra refratária do forno de assar pizza: Limpando a mão!

Veja como limpar uma pedra refratária do forno de assar pizza em 3 passos:

1-Limpando a mão!

Como limpar uma pedra refratária do forno de assar pizza

Veja como é feito a limpeza do forno á mão:

Deixe o forno  esfriar totalmente para que a pedra possa ser removida com segurança. Retirar a pedra ainda quente além de ser perigoso, pode danificar a pedra causando rachaduras e outras imperfeições que podem atrapalhar no momento em que for assar a pizza.

Pedra do forno de assar pizza-Pizzaria de sucesso

Depois que a pedra estiver removida, coloque a pedra refratária sobre uma mesa e com a ajuda de algum objeto cego, de plástico, no formato de espátula e retire todos os excessos de comida e fuligem que se formam ao longo tempo de uso da pedra. É muito importante não usar espátulas de metal pois pode danificar a pedra.

Não pode usar sabão em pedras refratária

Jamais use sabão para lavar as pedras refratária, apesar de ser normal limpar as coisas com sabão, no caso da pedras, não se pode fazer isso justamente pelo fato de as pedras terem pequenos orifícios. Quando o sabão entra nesses orifícios, dificilmente saem e acabam por deixar a pizza com gosto ruim e até com cheiros estranhos.

Como limpar uma pedra refratária do forno com pano úmido

Pegue um pano limpo e molhe com água limpa morna e passe sobre a pedra refratária afim de retirar todos os excessos de pizza retirados com a ajuda da espátula. Por fim, você também pode colocar a pedra em uma bacia grande com água para que os restos de pizza se soltem com facilidade.

Pedra refratária depois de limpa

Só use a pedra depois que ela estiver bem seca, eu recomendo que você so use-as depois de 2 a 3 horas que você tenha feito o processo de limpeza. Usar a pedra ainda úmida pode causar rachaduras sem falar que também pode diminuir o tempo de vida útil da pedra.

Vale lembrar que a pedra sempre vai ficar com pontos escuros ou manchas pois a pedra depois de usada jamais vai voltar ao tom original.

Nao usar nenhum tipo de óleo na pedra refratária do forno de assar pizza

Outra dica super importante, é não usar nenhum tipo de óleo na pedra depois que estive no forno. O fato de a pedra ser porosa vai fazer com ela fique “untada” normalmente de acordo for assando as pizzas.

Artigo relacionado: Forno á  lenha para pizzaria!

2-Como lavar a pedra refratária com bicarbonato de sódio? Veja:

Veja como fazer a limpeza das pedras com bicarbonato de sódio

Para fazer a limpeza das pedras com bicarbonato de sódio é necessário que você faça uma porção em partes iguais de bicarbonato de sódio e água morna. Misture até formar um creme, para usar esfregando a pedra.

O bicarbonato de sódio não deixa cheiro e nao contamina os alimentos pelo fato de ser abrasivo, facilitando a remoção de excesso de pizza.

Limpando a pedra refratária com uma espátula

Com a ajuda de uma espátula de plástico, retire todos os excessos de pizzas que estejam grudados na pedra refratária e só depois inicie a limpeza com a solução de água e sódio. Tenha muita atenção ao manusear a pedra para que o mesmo não rache.

Como esfregar a escova na pedra

Com o auxílio de uma escova de dentes ou escova para limpar pedra, esfregue as áreas mais sujas da pedra com movimentos circulares até que fique tudo bem limpinho. Faça esse processo por toda a pedra.

Retire os excessos com um pano úmido

Assim que terminar de esfregar a pedra retire os excessos da pasta com a ajuda de um pano úmido. Se caso a pedra ainda não estiver limpa o suficiente, repita todo o processo de esfregar com a escova, até que você se dê por satisfeito.

Pedra refratária depois de limpa

Deixe a pedra secar totalmente para que você aloque a pedra novamente no forno em temperatura ambiente para que você  não venha a sofrer danos, caso o forno esteja quente.

Veja: Como iniciar um negócio de pizza pré-assada passo a passo! 

3- Aqueça o forno até que as pedras queimem!

Essa é a nossa última alternativa de limpeza das pedras refratária, que é um pouco mais complicado, mas que se seguidas as instruções à risca seu forno ficará bem limpinho.

Como aquecer as pedras refratárias

Esse é um método muito utilizado por ser até mais prático. Consiste em deixar o forno aquecer a elevadas temperaturas até que se queime gorduras e restos de pizzas, fazendo que o forno fique totalmente limpo.

Aqueça o forno até que as pedras queimem totalmente

Para iniciar esse processo verifique se há algo que não poder ser queimado dentro do forno. Em seguida ligue o forno com a pedra refratária dentro e deixe queimar por duas horas, até que todos os excessos tenham virado cinzas.

Retire os excessos com um pano úmido

Passado o tempo de queima, deixe o forno esfriar totalmente para que em seguida você retire as pedras e com um pano úmido limpe toda a fuligem que se forma devido à queima.

Assim que toda essa fuligem estiver retirada, coloque as pedras refratária no forno em temperatura ambiente para as pedras não sofram rachaduras.

Este artigo pode te interessar: Máquina para abrir massa de pizza! 

Dicas importantes!

  • Use a função autolimpante apenas como último recurso.
  • A função autolimpante pode causar um incêndio.
  • Limpar à mão é a melhor forma de higienizar a pedra.
  • Sempre use luvas para forno ao manusear a pedra de pizza quente.
  • Certifique-se que o forno esta totalmente frio para a remoçãoe colocação da pedra refratária.

Veja também: 10 hábitos que os donos de pizzarias de sucesso possuem!

Gostou!

Gostou de saber como limpar uma pedra refratária do forno de assar pizza passo a passo?

Eu espero que sim!

Ter um forno com pedras bem limpas, vai fazer com que leve menos tempo até para assar uma pizza, garantindo rapidez e agilidade na entrega e no saborear uma pizza em sua pizzaria.

Se este assunto enteressa á alguém que você conhece, não deixe de compartilhar com ele, pois o conhecimento é que faz toda diferença em ter sucesso ou não com seu negócio.

As dicas sobre como limpar uma pedra refratária do forno de assar pizza, nós do pizzaria de sucesso já demos, a partir de agora é com você e tudo que eu posso te desejar é sorte e sucesso com sua pizzaria.

Forte abraço!