Como porcionar os ingredientes da pizza! Como fazer? Qual a importância?

Saber como porcionar os ingredientes da pizza é super importante, pois ajuda a diminuir o desperdício de alimentos, aumentando o seu faturamento, essa é uma dúvida que volta e meia sempre alguem me pergunta aqui no blog e hoje eu vou te mostrar como fazer isso.

Acredito que saber como porcionar os ingredientes da pizza é extremamente necessário para o sucesso da sua pizzaria e existem práticas corretas para isso, hoje você vai aprender tudo passo a passo.

Muito se falar em porcionar, que isso é vantajoso para sua pizzaria e que isso vai gerar uma boa economia no fim do mês. Tudo isso é super verdade, o que á maioria das pessoas não sabem é forma como isso deve ser feito.

Qual a importância?

Saber como porcionar os ingredientes da pizza tem como importância principal a economia da sua pizzaria e consequentemente aumentar seus lucros.

Leve em conta que alimentos desperdiçados já são por se só uma perca de dinheiro, então se você porcionar os ingredientes da forma correta essa perca não será mais um problema e sim uma geração de receita.

Alguns pizzaiolos costumam trabalhar em bancadas com vários baldes com ingredientes. O problema é que ao fazer isso os alimentos acabam que se contaminam pelo fato de eles estarem expostos o tempo todo.

A maneira correta é fraciona-los dividindo em pequenas porções, utilizando aos poucos de acordo as pizzas forem saindo. Isso com certeza evitará o desperdício e lhe trarão pizzas mais padronizadas.

Como porcionar os ingredientes da pizza

Leia tambem: Como montar e administrar uma pizzaria  

Veja como fazer!

Agora eu vou te dar um passo a passo para que saiba como porcionar os ingredientes da pizza de forma correta.

A primeira coisa que deve ser feita é a compra de saquinho plásticos de meio quilo. De início não à necessidade de comprar máquina que embale á vácuo, basta os saquinhos.

Você ter a que pesar o produto que pretende fracionar e em seguida coloque nos saquinhos as porções que você pretende colocar em casa pizza. Isso pode ser feito em ingredientes como:

  • Calabresa
  • Bacon
  • Peperone
  • Frango desfiado
  • Carne seca desfiada
  • Presunto etc…

O importante é que você consiga fracionar o maior numero de ingredientes possíveis, para evitar ao máximo esse desperdício.

Artigo recomendado: Higiene e manipulação de alimentos 

Como porcionar os ingredientes da pizza se sua pizzaria for grande?

Para que você consiga fazer esse porcionamento dos ingredientes da forma mais adequada o funcionário deverá ser munido de:

  • Maquinário especializado para que possa padronizar tudo, como espessura, peso e etc…
  • Sendo assim se fará necessário o uso de fatiadora de frios, balança próprio para corte padronizado de cebolas e tomates, processador industrial, entre outras…
  • Se for o caso compre uma seladora a vácuo (creio ser necessária somente se for guardar os ingredientes por muito tempo, caso contrário o embalo poderá ser manual, para uso imediato).

Essas são as coisas mais importantes e os equipamentos mais necessários para se fazer um porcionamento de ingredientes da forma correta. Nunca se esqueça de colocar a data de validade de cada ingrediente e guarde-os os mais novos embaixo e os mais velhos encima, faça disso um hábito!

Como porcionar os ingredientes da pizza

Treine seus funcionários para isso

Treinar os pizzaiolos e ajudantes de cozinha é super importante, pois eles serão os responsáveis por fazer todo o porcionamento, por isso é importante ter funcionários dedicados e conscientes a questão do desperdício de alimentos.

Saber lhe dar com os alimentos, a forma correta de manipular e como conservar os alimentos, deve ser o treinamento básico de qualquer pizzaiolo.

Aqui no blog eu sempre recomendo o CURSO TREINAMENTO DE PIZZAIOLO do Cheff RICARDO, a principal vantagem de fazer o curso é que seu funcionário pode estudar online e em qualquer lugar. Vale muito apena fazer o CURSO TREINAMENTO DE PIZZAIOLO!

O que eu vou aprender ao fazer o curso?

Ao fazer o CURSO TREINAMENTO DE PIZZAIOLO você irá aprender todas as técnicas necessárias para formar um super profissional.

Veja o que o curso tem a lhe oferecer:

  • MELHORES PRÁTICAS NA COZINHA
  • SEJA UM PIZZAIOLO DE SUCESSO
  • CUIDADOS COM ALIMENTOS
  • SELECIONANDO O AZEITE
  • TEMPEROS NA PIZZA
  • TIPOS DE FORNO
  • TÉCNICAS E RECEITA DE MASSA
  • TÉCNICA E RECEITA DE MOLHO
  • SEGREDOS DA BORDA RECHEADA
  • CALZONES PERFEITOS
  • PIZZAS SALGADAS
  • PIZZAS DOCES

De tudo que você vai aprendercdevo destacar que o cuidado com os alimentos e as melhores práticas na cozinha são de suma importância para fazer o porcionamento dos ingredientes das pizzas de forma correta.

Comece já!

Eu acredito que visar o lucro é sempre o mais importante, mas também acredito nas pessoas e se for o caso “Converse” ter uma boa conversa com os pizzaiolos e ajudantes e sempre válido.

Faça uma conscientização de que mais importante que ter lucro é saber que não podemos desperdiçar alimentos, acho até um desaforo fazer isso se levarmos em conta a quantidade de pessoas que passam fome todos os dias.

Não se prenda a somente essas informações, participe de grupos no Facebook e Whatsapp para exclarecer dúvidas. Eu fiz uma pesquisa e encontrei muitas dicas sobre esse assunto no site FORUM DE PIZZAS vale muito apena dar uma olhada!

Então eu acredito que fazer o porcionamento é sempre bom, seja pela economia ou pela higiene. Então se você é pizzaiolo pense sempre na melhor forma de aproveitar os ingredientes e tempo no seu trabalho, dando soluções viáveis para o sucesso da pizzaria onde você trabalha.

Forte abraço, fiquem com Deus!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.