Curiosidades sobre a pizza que você não sabia? 5 curiosidades para você conferir!

O artigo de hoje é um pouco diferente dos que estamos habituados a fazer por aqui, hoje você vai ver 5 curiosidades sobre a pizza que com certeza você não sabia.

Tão importante quanto saber como fazer uma boa pizza é entender um pouco da história da pizza, por isso eu trouxe neste artigo algumas curiosidades sobre a pizza que com certeza você não sabia. Portanto eu recomendo que você leia este texto ate o final e veja que a pizza também é história.

A partir de agora vamos as curiosidades sobre essa redonda que é uma delícia e que já faz parte da nossa alimentação quase que diária.

5 curiosidades sobre a pizza que com certeza você não sabia

Quem inventou a pizza

1° Quem inventou a pizza?

Nossa primeira curiosidade sobre a pizza diz respeito a criação da pizza. Você já se perguntou quem inventou a pizza? Pois é! Quando pensamos em pizza, logo vem à mente coisas referentes a Itália e suas deliciosas massas.

Muitos até acreditam que a pizza é de origem italiana, só que não! A verdadeira é mais legítima história que se tem registro é de que a pizza foi inventada pelos egípcios a mais de 6 milhões de anos.

Feita de farinha e água, recheada apenas com iguarias da época, a pizza era servida dobrada, atualmente conhecido como calzone, é servia para matar a fome dos povos da época. Interessante isso heim!

Curiosidades sobre a pizza

2° Qual a pizzaria mais antiga do mundo?

Essa próxima curiosidade na verdade não e sobre a pizza e sim de quem a vende. Isso mesmo! Quando você quer comprar uma pizza, você liga pra pizzaria da sua preferência, correto!

Agora imagine pedir uma deliciosa pizza em uma pizzaria que já está em funcionamento a mais de 200 anos? Pois he isso mesmo!

A pizzaria mais mais antigo em atividade já existe à mais de 200 anos e se chama “Port’ Alba, muitos até duvidam da sua longevidade e alguns afirmam até que ela não é de origem italiana, mas a grande verdade é que ela realmente surgiu à mais de 200 anos.

Inicialmente ela atendia seus clientes em espécie de renda improvisada até que por volta do ano de 1938 ela tomou a forma das pizzarias mais tradicionais que vemos hoje em dia.

Segundo os proprietários do local o grande segredo deles está na receita da massa e na qualidade dos produtos que integram suas pizzas. “Tentei informações sobre a massa, mas esse é um segredo guardado a sete chaves, que eles jamais revalam e vem passando de geração em geração”.

Curiosidades sobre a pizza

3° Qual o tamanho da maior pizza do mundo?

Nossa 3° das 5 curiosidades sobre a pizza que eu trouxe para você é sobre a nossa redonda.

E que redonda!

Você sabe quantos metros tem a maior pizza do mundo?

Se a resposta for não! Eu fiz uma pesquisa e descobrir que a maior pizza do mundo tem 40 metrôs de diâmetro.

Incrível isso! Imagine quanto tempo deve ter demorado pra fazer essa pizza, ou quantas pessoas foram necessárias para fazer essa pizza!

Os autores dessa proeza foram um grupo de italianos que fizeram essa gigantesca pizza, só para se ter uma idéia foi preciso ocupar uma área enorme do ginásio onde essa pizza foi feita.

Ela ficou conhecida como Ottavia, homenagem essa, prestada pelos autores da façanha ao 1° imperador romano.

Os ingredientes utilizados para fazer essa pizza foram incríveis:

9,9 toneladas de farinha sem glúten Schar misturado com 2.480 litros de água
5 toneladas de molho de tomate
4,4 toneladas de queijo mussarela
1.488 de margarina
551 quilos de sal
275 quilos de queijo parmesão
220 quilos de alface
55 quilos ou vinagre
298 litros de levedura

Assim que a pizza ficou pronta é o seu recorde comprovado a pizza foi servida as pessoas que acompanhavam tamanha façanha. Vale lembrar que o recorde anterior pertencia aos africanos que com uma pizza de 37,4 metros até então eram donos do recorde registrado no guinnes book.

Curiosidades sobre a pizza

4° Qual o país campeão em comer pizza

E aí! O que está achando das curiosidades sobre a pizza até Agora? Responde aí pra mim nos comentários do texto!

Nossa 4° curiosidade sobre a pizza tem haver com quem mais come pizza! Você sabia que o Brasil é o segundo país no mundo em consumo de pizzas pizzas? Acredite! São mais de 5 milhões de pizzas feitas e consumidas todas os dias aqui no Brasil.

O grande campeão são os Estados Unidos, podemos lembrar que a pizza virou febre primeiro no Estados Unidos e seguida se espalhou por todo o continente.

Com os Estados Unidos em primeiro e o Brasil em segundo, nós somos seguidos de perto por Itália, Austrália e Canadá. Aqui no blog temos uma artigo completo sobre os países que mais consomem pizza no mundo, não deixe de ler.

Curiosidades sobre a pizza

5° Em que dia é comemorado o dia da pizza no Brasil?

Como tudo que é especial, é comemorado, com a pizza não é diferente! A pizza se tornou algo tão contidiano que foi escolhido uma data para se comemorar o dia dela.

O dia 10 de julho foi escolhido para homenagear uma das maiores e mais gostosas invenções da culinária nacional e internacional – A PIZZA – então o que eu posso dizer é que todo dia é dia de pizza, mas no dia 10 de julho isso deve ser comemorado com gosto.

Artigo recomendado: Como fazer massa de pizza

Gostou das nossas 5 curiosidades sobre a pizza!

E aí gostou das nossas 5 curiosidades sobre a pizza que com certeza você não sabia?

Eu espero sinceramente que sim!

A pizza é uma delícia não importa o tamanho, formato e sabores, ela servida bem quentinha com um bom vinho é algo extremamente irresistível.

De quem com Deus e até a próxima!