Aperte "Enter" para pular para o conteúdo

Máquina de cartão não passa e agora: Veja o que fazer!

Quer saber o que fazer quando á máquina de cartão não passa?

Se você já passou por esse constrangimento seja como cliente ou como proprietário de negócio saiba que você como cliente tem seus direitos que devem ser respeitados e como empreendedor você tem o dever de procurar uma solução para não constranger o cliente.

O dinheiro de plástico, é como os cartões são conhecidos e com o aumento da violência ter um cartão de crédito e débito tem se tornado cada vez mais necessário.

Além de ser extremamente necessário ter um cartão de crédito e débito é uma opção á mais que você tem na hora de fazer um pagamento.

Por sua vez, os logístas que oferecem o serviço da opção de pagamento por cartão de crédito e débito, tem por obrigação respeitar o direito do cliente de pagar com cartão de crédito e débito.

Este artigo pode te interessar: Como fazer tomate seco! 

Máquina de cartão não passa e agora o que fazer?

Cartão de crédito e débito

Se sua máquina de cartão não passa a venda do cliente, são por dois motivos:

#Problemas técnicos

Quando a máquina de cartão não passa por problemas técnicos por parte do estabelecimento comercial, é dever do empreendedor buscar alternativas para resolver o problema.

Uma outro boa dica é usar sempre o bom senso quando houver esse tipo de problema, pois se você não dar uma opção viável para o cliente, ele pode se sentir constrangido e acionar judicialmente sua empresa por danos morais.

Vale lembrar que a única opção que cabe reclamação judicial por parte do cliente, é quando a falha no serviço, é por parte da empresa. O que o Procon e a CDL sempre recomendam é que em qualquer caso procurar a melhor maneira de resolver o problema.

Então para que você evite esse tipo de problema, procurar outras alternativas de pagamento como crediário ou agendar uma data para que o cliente possa fazer o pagamento, é sempre a melhor opção.

#Por falta de saldo no cartão

Se o pagamento não for concluído por falta de saldo no cartão do cliente, então nesse caso o dono do estabelecimento não é obrigado a responder por isso.

Segundo a CDL e o Procon, é que nesse caso também prevaleça o bom senso de ambas as partes. Tendo em vista sempre chegar a um acordo para o pagamento do débito.

Veja também: Forno a lenha vale apena!

O que você não deve fazer!

Máquinas de cartão de crédito e débito

Se a máquina de cartão não passa existe algumas coisas que o lojista jamais deve fazer. Observe:

  • Pedir algum pertence de valor do cliente como garantia do pagamento
  • Segurar documentos pessoais do cliente
  • Fazer com que o cliente exerça alguma função no seu estabelecimento, afim de quitar o débito

Em qualquer situação onde a máquina de cartão não passa, a melhor coisa a se fazer é buscar por uma solução, um acordo para resolver o problema.

Para evitar esse tipo de constrangimento, você que possue seu negócio deve fixar cartazes informando que o local no momento não oferece o serviço de passar cartão como opção de pagamento.

Quando a máquina de cartão não passa na casa do cliente?

 

Máquinas de cartão

A máquina de cartão não passa na casa do cliente, em situações onde a empresa oferece o serviço de delivery.

É importante o seu funcionário manter a calma quando isso ocorrer e buscar resolver o problema da melhor forma possível, isso é muito comum por exemplo em uma pizzaria delivery.

Em minha pizzaria já passamos por esse tipo de situação e na maioria das vezes pedimos gentilmente para o cliente assinar a nota e também que ele coloque seus dados, como telefone e endereço de cobrança.

Mas por incrível que pareça, em mais de 13 anos trabalhando com pizzaria o índice de inadimplência é muito baixo e geralmente os clientes sempre pagam.

Uma dica que eu deixo para vocês é qua faça a venda para qualquer cliente, mas se caso ele não tenha efetuado o pagamento, não venda novamente, melhor ter um cliente que paga do que ter dez que não pagam.

Artigo relacionado: Como montar um cardapio para pizzaria!

Já tentei várias acordos para resolver o débito, mas não consigo receber!

Máquina de cartão não passa

Se a máquina de cartão não passa em outras tentativas com o mesmo cliente ou você já tentou outros meios para que ele quite o débito e mesmo assim ele não pagou.

Saiba que existe a possibilidade de uma cobrança judicial, mas existem regras para faze-lo. Veja:

  • Por meio de cobrança no endereço
  • Emitir avisos por escrito, explicando o motivo da cobrança e e como a empresa vai proceder caso o débito continue
  • Depois de várias tentativas e nada foi acordado, o lojista pode acionar a justiça para pequenas causas, afim de um acordo
  • Negativar o nome do cliente devedor

Essas são algumas formas que os lojistas buscam para evitar inadimplência dos clientes, mas esses passos são para casos onde não há possibilidade de acerto por acordo amigável.

Tenha sucesso e conserve seu cliente!

Máquina de cartão não passa

Quando a máquina de cartão não passa você jamais deve ser mal educado ou constranger a pessoas em qualquer situação, hoje você aprendeu algumas dicas que vão te ajudar muito no trato com o cliente.

Então busque sempre as melhores alternativas é só busque por recursos judiciais em casos extremos.

Ter boa convivência com o cliente é ter um cliente fiel e satisfeito com o serviço que você presta.

As dicas sobre como preceder com o cliente quando á máquina de cartão não passa nós ja demos. Agora cabe a você segui-las e procurar  solucionar tudo da melhor forma possível.

Se você ainda nao possue uma máquina de cartão, nós temos um artigo completo ensinando como adquirir uma máquina da pag seguro, empresa de referência no setor.

Você vai ver como é fácil ter uma máquina de cartão e como suas vendas vão melhorar depois de possuir uma opção á mais de pagamento para seu cliente.

Boa sorte e sucesso nos negócios!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.