Montar uma cozinha de pizzaria: Veja como fazer!

Neste artigo eu vou te mostrar como montar uma cozinha de pizzaria, serão dicas simples mas que com toda certeza vão fazer toda diferença ao organizar a cozinha da sua pizzaria.

O setor gastronômico é a parte da economia que mais fatura dinheiro em tempos de crise, vale lembrar também que estamos em tempos de desestímulo de consumo.

Devido à crise a dificuldade de encontrar trabalho e juros altos fez com que as famílias pensassem duas vezes antes de gasta algum dinheiro.

Porém mesmo em tempos de crise o setor gastronômico teve um crescimento de 10% em 2017 e o que se espera para 2018 e 2019 é um crescimento ainda maior segundo dados do G1NOTÍCIAS então por conta disso logo vemos que saber como montar e administrar sua pizzaria pode ser algo realmente lucrativo.

Como montar uma cozinha de pizzaria

Veja como montar uma cozinha de pizzaria


Para montar uma cozinha de pizzaria da melhor forma eu recomendo que você fique atento a todas as nossas dicas para que você consiga elaborar o projeto da sua cozinha de uma forma que realmente venha a dar dinâmica no dia a dia de trabalho da sua pizzaria.

Portanto  para montar uma cozinha de pizzaria de forma correta você deve estar atento a todos os detalhes e nós do pizzaria de sucesso vamos lhe ajudar a organizar sua cozinha da melhor forma possível.

Veja:

1- Cozinha inteligente:

O que é uma cozinha inteligente?

Uma cozinha inteligente é aquela cozinha onde todos os equipamentos estão posicionados de uma forma que facilite o trabalho dos ajudantes de cozinha e dos pizzaiolos.

2-Organizar sua cozinha em setores:

#Setor de produção das pizzas: esse é o local onde suas pizzas serão confeccionadas, você comprar uma bancada de pizzaiolo ou fazer uma bancada de de mármore ou granito. A medida da pedra que eu recomendo é de 80 cm de largura por 2 metros de comprimento, uma pedra desse tamanha dá perfeitamente para acomodar os insumos e para montar suas pizzas de uma forma bem confortável.

#Setor de produção dos cozidos: o local que você destinar para cozinhar frango, carne e fazer seus molhos deve ser uma bancada  com pedras de 80 cm de largura e com comprimento de 4 metros. Aqui também pode ser o local de confecção das massas de pizzas.

#Setor de armazenagem de frios e secos: É importante ter um local onde você deve armazenar os insumos, frios e alimentos secos. Eu recomendo ter pelo menos uma prateleira, um freezer e é um local onde você possa armazenar o trigo que faz as massas da pizza.

Como montar uma cozinha de pizzaria

Equipamentos para montar uma cozinha de pizzaria


Agora que você já sabe como montar uma cozinha de pizzaria é importante saber quais são os equipamentos necessários para a cozinha da sua pizzaria. Então eu preparei uma lista para que você colocar no planejamento.

Para iniciar sua pizzaria segue nossa lista com o mínimo possível, mas com certeza são os equipamentos mínimos necessários para montar uma cozinha de pizzaria:

  • 1 forno 90×90
  • 1 masseira 5 kilos(É possível fazer a massa na mão, mas assim que adquirir recursos compre uma máquina, mesmo que uma pequena)
  • 1 freezer horizontal usado +- 300L
  • 1 refrigerador +- 400 L
  • 1 refrigerador vertical para bebidas
  • 1 bancada de granito 2,00 x 0,80 m (o ideal é 2,50 x 0,80 m)
  • 1 fogão 4 bocas
  • 1 pia 1,60
  • 3 mesas para descanso da massa (estou utilizando mesa de plástico)
  • 1 rolo para abertura da massa
  • 2 espátulas
  • 1 cortador para pizza
  • 1 fatiador de frios (um pouco melhor que caseiro)

Com esses equipamentos com certeza sua cozinha terá totais condições de ser a mais eficiente possível. Aqui no blog temos um artigo que fala sobre quais equipamentos compra para montar pizzaria, não deixe de ler.

Como deve ser as paredes da cozinha?

Agora que você já sabe quais serão todos os equipamentos que devem ser comprados para montar uma cozinha de pizzaria, eu tenho uma outra dica importante!

Muitas vezes esquecemos que as paredes da cozinha devem receber uma atenção especial. Minha dica aqui é caso as paredes não tenham pisos, serão necessários coloca-los por todas as paredes.

Dê preferência por pisos de cor branca e se for pintar as paredes, utilize tintas de cor clara em todas as paredes.

Outra coisa que não posso deixar de falar é quanto a ventilação. A cozinha deve ser ampla e arejada.

Por ser um local onde se trabalha com forno, com certeza haverá um calor excessivo, por conta disso de atenção a saída de ar, da cozinha para não gerar desconforto no andamento do trabalho na cozinha.

A idéia aqui é passar a melhor impressão para o cliente e ter equipamentos bem conservado e limpos, paredes conservadas com pisos de cor clara, passa a idéia de limpeza e isso é muito bom aos olhos do cliente.

Dica importante!

É necessário fazer um planejamento até mesmo da cozinha, muitas pessoas ao montar uma cozinha de pizzaria acabam por não dar a devida atenção ao setor de produção e com isso o trabalho não flui da melhor forma.

Uma cozinha má planejada resulta em perda na capacidade de produção e se à perda, logicamente o prejuízo é coisa certa.

Então procure organizar seu espaço da melhor forma possível, facilitando a vida dos profissionais que vão atuar no local. A lista que fiz acima, são todo os materiais para iniciar com o tempo você pode ir adquirindo novos equipamentos e ir deixando sua cozinha de pizzaria o mais completa possível.

Dá dinheiro montar uma pizzaria?


Eu tenho certeza que essa dúvida todo mundo tem ao montar um negócio! Mas para que você fique tranquilo, eu posso garantir que realmente dá um bom dinheiro montar uma pizzaria.

Se você montar uma pizzaria pequena com o mínimo necessário, com certeza é possível faturar uma grana. De início vendendo pouco mais de 400 pizzas por mês já é possível ganhar uma média de R$2.000 reais por mês.

Agora imagine se você dobrar ou triplicar essas vendas, as possibilidades são enormes. Por isso ter uma cozinha de pizzaria bem montada estará com certeza diretamente ligada ao sucesso e o faturamento da sua pizzaria.

Curso treinamento de pizzaiolo

Procure se profissionalizar


É comum pesquisar bastante ao montar qualquer negócio e com uma pizzaria não é diferente. É sempre importante saber todos os massetes de qualquer negócio.

Então se você vai fazer suas primeiras pizzas, mas não possui o conhecimento necessário, eu tenho uma dica que pode te ajudar!

Fiz uma longa pesquisa para lhe trazer um curso que ajude você a se capacitar, foi ai que encontrei o Curso Treinamento de Pizzaiolo da CPT. Se quiser mais informações sobre o curso. Clique aqui para saber mais!

O curso vai te ensinar passo a passo a fazer as melhores pizzas, massas e recheios, além de ajudar você em como lhe dar com o dia a dia de um pizzaiolo.

Então por conta disso eu recomendo fortemente que você faça o Curso treinamento de Pizzaiolo, para que você saia na frente dos concorrentes e aprenda as melhores pizzas, as que realmente dão lucro para sua pizzaria.

O que você está esperando!

Eu acredito que depois de tudo que falamos aqui, sua dúvidas no mínimo já devem ter desaparecido.

Falamos tudo que precisava saber para montar uma cozinha de pizzaria, também lhe mostrei uma super dica para ter as melhores pizzas. Então o que você está esperando?

Acredite na sua capacidade de empreender e mudar de vida. Faça o Curso treinamento de Pizzaiolo, monte seu plano de negócios e coloque em prática tudo que aprendeu aqui que com certeza suas chances de ter uma pizzaria de sucesso serão enormes.

Acredite, você é capaz!