Como queimar o forno de pizza pela primeira vez: Confira nossas dicas!

Hoje eu vou te mostrar como queimar o forno de pizza pela primeira vez, pois é algo que deve ser feito com cuidado e extremamente necessário para que suas primeiras pizzas não fiquem com o cheiro ou gosto de plástico derretido.

Ao montar uma pizzaria são  comprados vários equipamentos para pizzaria e entre eles o forno. Quando o forno é comprado novo, ele vem desmontado e embalado.

Saber como queimar o forno de pizza pela primeira vez é super importante, pois além de não deixar e cheiro e gosto nas pizzas vai evitar até mesmo futuros acidentes de trabalho.

Como queimar o forno de pizza pela primeira vez

 

Leia também: Como limpar uma pedra refratária do forno de assar pizza passo a passo!

Veja como queimar o forno de pizza pela primeira vez: Forno a gás!

Forno a gás para pizzaria


Agora eu vou te mostrar passo a passo como queimar o forno de pizza pela primeira vez, são dicas simples mas que podem te ajudar muito na hora de realizar esse processo.

Acompanhe nosso texto até o final e veja com é fácil fazer esse processo, desde que feito passo a passo como vamos listar aqui!

Veja como fazer:

  1. Em primeiro lugar, é necessário que se retire todo o papelão que envolve o forno
  2. Agora retire todos os plásticos de proteção que envolve o forno.
  3. Depois que retirar todos os plásticos que envolve o forno, faça a montagem do forno, para isso use o manual que vem acompanhado com o forno
  4. Se mesmo assim houver dificuldade procure um profissional para que realize a montagem do forno de forma segura
  5. Depois que o forno estiver devidamente montado e todos os plásticos retirados, ligue o gás e acenda o fogo do forno
  6. Deixe queimar por 30 minutos até que os excessos de plásticos sejam derretidos com a queima do forno
  7. Provavelmente irá aparecer alguma fumaça, por isso é importante fazer todo o processo em um horário diferente do funcionamento da pizzaria
  8. Depois de passado esse tempo e a fumaça seja sessada, o forno esta pronto para ser usado

Isso vale para o forno a gás, ante de fazer todo o processo é sempre bom ler o manual antes e ver se existe recomendações próprias da marca do forno.

Onde comprar forno a lenha:

Fiz uma pesquisa e constatei que existem vários fornecedores de fornos a lenha, mas uma empresa me chamou a atenção pelas garantias e tempo de serviços prestados à vários clientes donos de pizzaria.

Trata-se da empresa Narciso Martins que já está no ramo de forno á lenha desde 1982 e vem empregando excelência no atendimento e na qualidade dos fornos entregues a cada cliente.

Você pode entrar em contato com a empresa atravez do site:

https://www.narcisomartins.com

Vale apena conferir!

Veja também: Forno a gás para pizzaria!

Como queimar o forno de pizza pela primeira vez

Como fazer a primeira queima de forno a lenha!

 


Para fazer a primeira queima de forno a lenha é um pouco mais difícil, mas se fizer de acordo nosso passo a passo tudo fica mais fácil, veja:

Para essa primeira queima é necessário que o forno esteja completamente seco após a construção do forno, eu recomendo que essa queima só seja feita após um período de 10 dias de secagem do forno, segundo alguns relatos, 10 dias é o tempo mínimo ideal para que o forno esteja completamente seco.

Outra dica importante também é que o período de secagem do forno após sua construção seja feita com a boca do forno aberta, para que a ventilação ajude no processo de secagem.

Veja como fazer:

  1. Normalmente usa-se pouca lenha,você deve fazer uma uma pequena fogueira de madeira. Sempre controlando para que a fogueira não cresça de forma a passar da metade da altura do teto do forno.
  2. Para essa primeira queima o tempo máximo é de 1:30 á 2 horas. Não utilize líquidos inflamáveis como alcool ou óleo para o acendimento da lenha, use apenas papel ou tocos de lenha.
  3. De acordo os dias forem passando, aumente o período de queima em até 1 hora por dia, respeitando a recomendação para que a fogueira nunca ultrapasse a metade da abóboda, por pelo menos três dias.
  4. Em torno de 7 a 10 dias já é possível atingir o “ponto” do forno, quando as fiadas de tijolo refratário da abóboda (teto do forno) ficarão escuros nos primeiros dias de queima e ao atingir a temperatura adequada (aproximadamente 450°C) voltam a seu aspecto inicial, de cor clara.
  5. Use madeiras aromáticas como o eucalipto e a cerejeira para fazer essa queima. A principal função de usar madeiras aromáticas é o fato de tirar o cheiro de cimento do forno.
  6. Jamais ultrapasse as recomendações de queima, pois pode acarretar em fissuras, pequenas rachaduras na abóboda do forno e prejudicar o uso correto do forno.
  7. Por fim, pegue alguns discos de massa e asse-os depois faça o descarte destes discos. A função principal dos discos é eliminar impurezas remanescentes da construção e instalação do forno.
  8. Em seguida é só montar suas pizzas e assar.

Algumas pessoas costumam utilizar alcool porém não é o recomendado, pois isso pode acarretar acidentes e também pode provocar problemas e deterioração do forno devido a má utilização.

Parte deste texto foi retirado do site: narcisomartins

Artigo relacionado: Forno a lenha para pizzaria!

Você pode gostar de ler!


Como iniciar um negócio de pizza pré-assada passo a passo!


Idéias criativas para diferenciar sua pizzaria!


10 hábitos que os donos de pizzarias de sucesso possuem! 


Gostou!

Essas foram nossas dicas de hoje sobre como queimar o forno de pizza pela primeira vez, mesmo depois de todas as nossas dicas eu sempre recomendo que faça uma leitura minuciosa do manual do fabricante do forno.

Tudo isso para que não haja dúvidas em nenhuma etapa do processo de montagem e utilização do forno. Eu espero ter ajudado com nossas dicas sobre como queimar o forno de pizza pela primeira.

É muito importante seguir nossas dicas para que você possa assar uma pizza com qualidade e uniformidade, não deixe de seguir nosso passo a passo.

Se caso houver alguma dúvida em alguma etapa do processo, é só mandar sua pergunta nos comentários que terei prazer em analisar, estudar e responder.

A partir de agora é com você e tudo que eu posso te desejar é sorte e sucesso com sua pizzaria e com a correta utilização dos seus aquipamentos.